Atalhos

Listas com links diversos

Menu

Contato

O Conselho de Planejamento e Gestão da Aplicação de Recursos Financeiros para Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) foi fundado em 2019 com o propósito de atuar no desenvolvimento e fortalecimento dos elos de cooperação da cadeia produtiva da uva e do vinho.

Desde dezembro de 2020, o Consevitis-RS passou a administrar as ações para aplicação de recursos em três grandes áreas de atuação: a promoção do vinho, o ordenamento setorial e a gestão da cadeia produtiva.

Essas ações são executadas a partir de políticas setoriais, aprovadas pelo Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado (Fundovitis), criado a partir da Lei 10.989/1997, que dispõe sobre a produção, circulação e comercialização da uva e seus derivados, e têm origem no ICMS pago pelas vinícolas sobre a aquisição das uvas.

Entre as atividades estratégicas do Consevitis-RS estão o estímulo ao consumo e a potencialização da venda do vinho nacional, tanto no mercado interno como externo. Dessa forma, a promoção do vinho, especialmente para quem que está aberto a novas experiências, propicia a democratização da bebida de forma equilibrada e saudável, tornando-a cada vez mais popular e presente no dia a dia dos brasileiros.

O Conselho conta com participação paritária de produtores de uva, indústria vitivinícola e cooperativas de vinho e é composto por seis membros:

Um representante dos produtores rurais, indicado pelos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, representados pela Associação da Comissão Interestadual da Uva (ACIU);

Um representante indicado formalmente pelos Sindicatos dos Produtores Rurais;

Um representante indicado pela Uvibra;

Um representante indicado pela Agavi;

Dois representantes indicados pela Fecovinho;

Além disso, é facultado ao Estado do RS, um membro, por intermédio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, com direito a voz, e um convidado da ABE, sem direito a voto.

Cabe ao Consevitis deliberar sobre o Plano Anual de Fomento à Vitivinicultura e o orçamento geral de receitas e despesas, observando os objetivos básicos de desenvolvimento harmônico, eficiência e sustentabilidade do segmento vitivinícola do Rio Grande do Sul na busca de resultados devidamente quantificados.

Também é incumbência do Conselho providenciar, aprovar e encaminhar à presidência da Uvibra, entidade responsável pela criação do Consevitis, relatório de planejamento e execução de atividades de cada exercício, juntamente com o parecer do Núcleo de Auditoria Estratégica Interna (NEI).

Com isso, o foco é contribuir para o desenvolvimento da cadeia produtiva da uva e do vinho e seus derivados, respeitando as especificidades e necessidades, além de ampliar as oportunidades oriundas de possíveis parcerias com o setor público, associações de produtores, entidades técnicas de ensino, pesquisa e extensão.

Nossa Visão

O setor vitivinícola unido e equilibrado para um desenvolvimento saudável de toda a cadeia produtiva: comunidade, produtores, cooperativas e indústrias.

winemakers
  • Missão

    Planejar e executar ações de manutenção e promoção do setor vitivinícola gaúcho.

  • Valores

    União, equilíbrio e desenvolvimento social, ambiental e econômico sustentável. 

  • Visão

    O setor vitivinícola unido e equilibrado para um desenvolvimento saudável de toda a cadeia produtiva: comunidade, produtores, cooperativas e indústrias. 

  • Propósito

    Promover, manter e desenvolver qualitativamente, e de forma sustentável, a produção vitivinícola gaúcha, agregando valor aos produtos, marcas e à imagem do setor com a finalidade de promover a cultura do consumo do nosso vinho e suco de uva no Brasil e no mundo.

Imagem aérea de uma parreira

Membros Consevitis-RS

Nossos coordenadores Consevitis-RS Gestão 2021/2022

Representantes

Nossos representantes Consevitis Gestão 2021/2023

Equipe Executiva

Nossa equipe executiva Consevitis