Atalhos

Listas com links diversos

Menu

Contato

Em outubro, Programa Ater promove Dia de Campo e Encontro Coletivo com produtores rurais da Serra Gaúcha

Publicado em

Tratamento fitossanitário da videira, águas para consumo e irrigação, depósito de agrotóxicos, EPIs, rastreabilidade, Pérola da Terra, fermento crioulo, poda verde e raleio foram os temas abordados nos cinco encontros, realizados no mês de outubro, por profissionais da área agrícola que atuam no Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). O Ater é executado pela Asstec Serra Assessoria Consultoria e Planejamento Ltda e conta com o apoio e a supervisão do Conselho de Planejamento e Gestão da Aplicação de Recursos Financeiros para Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS).

A primeira atividade aconteceu no dia 6 de outubro, com o Encontro Coletivo, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha, que tratou do tratamento fitossanitário da videira. No dia 19, o Dia de Campo aconteceu na propriedade de Luiz Alfredo Lovatel, Linha 30, Estrada Municipal Vereador Marcial Pisoni, em Caxias do Sul e abordou águas para consumo e irrigação, tratamentos fitossanitários, depósito de agrotóxicos, EPIs e rastreabilidade.

No dia 20 de outubro, outro Encontro Coletivo, dessa vez realizado na propriedade de Amarildo Conci, em São Luiz de Castro, Boa Vista do Sul, levou orientações para o combate à Pérola da Terra e elaboração de fermento crioulo. Dia 22 de outubro, a propriedade da Família Venturin, na Estrada Municipal Severino Martine Venturin, em Monte Bérico, Caxias do Sul, o local para o Encontro Coletivo, cujas orientações tiveram como foco a poda verde e o raleio. Por fim, no dia 27 de outubro, o Dia de Campo, na propriedade de Antonio Molon, em Otávio Rocha, Flores da Cunha, tratou de águas para consumo, irrigação, tratamentos fitossanitários, Pérola da Terra, EPIs e rastreabilidade.

No total, cada um dos cinco encontros reuniu aproximadamente 25 produtores, totalizando cerca de 120 produtores rurais de cidades da Serra Gaúcha. O programa Ater atende, em 2021, 104 famílias entre os municípios de Antônio Prado, Nova Roma, Nova Pádua, Flores da Cunha, Caxias do Sul, Farroupilha, Garibaldi, Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Cotiporã e Veranópolis. Oficinas, palestras, Dia de Campo e intercâmbios técnicos permitem um diagnóstico das propriedades, o que, consequentemente, possibilita um planejamento customizado de ações para a redução de custos e melhoria da rentabilidade, assim como a capacitação permanente e qualificação como apoio para desenvolver visão de futuro.

O Ater tem como finalidade contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar e a sustentabilidade econômica, social e ambiental do setor vitivinícola; melhorar a qualidade de produção e/ou aumentar a produtividade nas Unidades de Produção Familiar (UPF); racionalizar e diminuir o uso do agrotóxico; reduzir o custo de produção; aproximar o agricultor dos projetos da indústria; e estabelecer uma dinâmica de apoio e cooperação.

 

Sobre o Consevitis-RS

O Consevitis-RS tem o propósito de atuar no desenvolvimento e fortalecimento dos elos de cooperação dentro da cadeia produtiva da uva e do vinho e executar as políticas setoriais apresentadas ao Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura (Fundovitis), recurso vinculado à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado do Rio Grande do Sul (Seapdr).

Desde dezembro de 2020, o Conselho passou a administrar as ações para aplicação dos recursos nas três grandes áreas de atuação: promoção, gestão e ordenamento setorial. Conta com participação paritária de produtores de uva, representados pelos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Associação da Comissão Interestadual da Uva (ACIU); indústria do vinho, por meio da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) e Associação Gaúcha de Vinicultores (Agavi); e cooperativas de vinho, por intermédio da Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul (Fecovinho). A sede da entidade está localizada em Bento Gonçalves (RS), em uma estrutura própria, dentro do Fundaparque - Parque de Eventos.

Rosângela Longhi
Assessora de imprensa Consevitis-RS
[email protected]
(54) 99123-3206

Foto crédito: Asstec

Mais projetos

Ver mais