Atalhos

Listas com links diversos

Menu

Contato

154 produtores rurais da Serra Gaúcha iniciam capacitações do Programa Alimento Seguro

Publicado em

Neste mês de outubro iniciam as capacitações das primeiras de um total 14 turmas de produtores de uva da Serra Gaúcha para a implantação do módulo de Boas Práticas Agrícolas (BPA) do Programa Alimento Seguro – Uva para Processamento, ciclo de 2021-2022. No total, 154 produtores receberão orientações sobre boas práticas para redução de riscos de contaminação de produto, do trabalhador e do meio ambiente, implantação de rastreabilidade da uva e atendimento de requisitos de legislação.

Seis instrutores habilitados do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS), no âmbito específico de BPA, deram início ao diagnóstico das propriedades e, na sequência, ministrarão aulas teóricas e farão visitas práticas, por meio de oito módulos, totalizando 52 horas por propriedade, até junho de 2022. Entre os temas abordados estarão: nutrição e manejo do solo, cuidados com a qualidade da água, proteção das culturas com uso correto de produtos fitossanitários, boas práticas na colheita e transporte da uva e rastreabilidade da produção.

A capacitação está sendo possível graças ao convênio de cooperação técnica entre Conselho de Planejamento e Gestão da Aplicação de Recursos Financeiros para Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) e o Senar-RS, assinado no dia 11 de setembro.

Caberá ao Consevitis-RS realizar a gestão e organização das capacitações desde a mobilização das turmas, produção de materiais didáticos, preparação e acompanhamento de consultores e mensuração de resultados. Já o Senar-RS será responsável por disponibilizar seus instrutores para a realização dos cursos e consultorias.

Luciano Rebellatto, coordenador do Consevitis-RS, enfatiza que o módulo BPA do PAS UVA é fundamental para qualificar a cadeia produtiva, aprimorar as atividades e realizar as adequações exigidas pela legislação. “Garantir aos produtores conhecimento a respeito das boas práticas agrícolas, desde a implantação de parreirais até o transporte do produto, contribui para o aperfeiçoamento das atividades no campo”, pontua.

 

Sobre o Consevitis-RS

O Conselho conta com participação paritária de produtores de uva, representados pelos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Comissão Interestadual da Uva (CIU); indústria vitivinícola, por meio da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) e Associação Gaúcha de Vinicultores (Agavi); e cooperativas de vinho, por intermédio da Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul (Fecovinho). O Consevitis-RS tem o propósito de atuar no desenvolvimento e fortalecimento dos elos de cooperação dentro da cadeia produtiva da uva e do vinho e executar as políticas setoriais apresentadas ao Fundovitis.

Desde dezembro de 2020, o Consevitis-RS passou a administrar as ações para aplicação dos recursos nas três grandes áreas de atuação: promoção, gestão e ordenamento setorial.

O Consevitis-RS está instalado em Bento Gonçalves (RS), em uma estrutura própria, dentro do Fundaparque - Parque de Eventos.

Rosângela Longhi
Assessora de imprensa Consevitis-RS
[email protected]
(54) 34511062 / 99123-3206

Foto crédito: Fabiano Sperotto

Mais projetos

Ver mais