Atalhos

Listas com links diversos

Menu

Contato

UvibraConsevitis-RS participa de Workshop de Alinhamento Estratégico e treinamento Apex-Brasil em São Paulo e Brasília

Publicado em

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) promoveu de 05 de outubro Workshop de Alinhamento Estratégico Apex-Brasil em São Paulo, com a presença de representantes gerenciais dos mais de 40 projetos setoriais conveniados à agência. Na oportunidade, o analista de Promoção Internacional do Conselho de Planejamento e Gestão da Aplicação de Recursos Financeiros para Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (UvibraConsevitis-RS), Rafael Romagna, representou a entidade que tem como plano a assinatura do convênio do projeto setorial de promoção do vinho brasileiro no mercado externo – Wines of Brazil.

Na abertura do evento, o presidente da Apex-Brasil, Augusto Pestana, frisou a importância do retorno aos eventos presenciais para alinhamentos estratégicos no sentido de trocar as melhores experiências e práticas na promoção comercial dos produtos brasileiros no mercado externo, como a assinatura do projeto Wines of Brazil.   

Também se pronunciaram Roberto Escoto, diretor de Gestão Corporativa; Lucas Fiuza, diretor de Negócios; e Igor Celeste, gerente de Inteligência de Mercado, que apontaram os projetos setoriais como carros-chefes da promoção comercial brasileira e, portanto, importantes no alinhamento estratégico para 2022. Durante o encontro aconteceu a apresentação de estudos de inteligência de mercado com 15 países estratégicos, como Estados Unidos e China, cujas análises apontaram que entre janeiro e agosto de 2021 o Brasil exportou USD 110 bilhões, performance superior na comparação com o ano de 2020. Além disso, enfatizou-se para a importância do e-commerce nos mercados analisados, especificamente no setor de alimentos e bebidas, que têm registrado crescimento 11% ao ano, representando USD 213 bilhões de mercado.

A segunda etapa do Workshop de Alinhamento Estratégico Apex-Brasil aconteceu no dia 06 de outubro, virtualmente, quando foram abordados diversos temas que envolvem as melhores práticas de estratégias de promoção comercial digital. Fabiana Beregeno, da Euromonitor International, tratou das mudanças de promoção comercial digital do B2B; Carina Bazuchi, coordenadora de Projetos Internacionais da Apex-Brasil, discorreu sobre as tendências de e-commerce e sua prioridade estratégica dentro da agência para os projetos setoriais; Fernando Sphor, gerente de Operações da América do Norte na Apex-Brasil, falou a respeito das plataformas digitais e relevância atual; Mariele Crhist, Gestora de Projetos Setoriais na Apex-Brasil, tratou da importância do marketing digital e do marketing place para que as empresas consigam ser vistas pelos compradores internacionais. Ainda no dia 06 de outubro, Rafael Romagna participou do treinamento presencial em Brasília sobre o sistema de gestão Fênix, ferramenta de gestão de trabalho no setor de promoção do mercado externo utilizado pela Apex-Brasil.

No último dia de encontros, 07 de outubro, foi realizada reunião para os alinhamentos finais de assinatura de convênio entre UvibraConsevitis-RS e Apex-Brasil e visita técnica na agência. Na oportunidade, Rafael Romagna realizou a defesa do projeto Wines of Brazil. “A retomada do projeto setorial Wines of Brazil é muito importante para nosso setor. O apoio da Apex-Brasil e a ótima qualidade de nossos vinhos sempre foram pontos-chave para que os resultados comerciais e o consequente aumento das exportações acontecessem. Prova disso, é o bom resultado nas exportações que estamos notando, fruto de um trabalho contínuo, e que temos a certeza de serem ainda melhores com o retorno do incentivo à promoção internacional por meio do projeto”, pontuou. Romagna ainda enfatizou que a etapa do alinhamento estratégico realizado por meio do workshop presencial, proposto pela Apex-Brasil, agrega muito ao plano de marketing. “Temos a oportunidade de entender todas as formas de promoção que a agência proporciona, bem como trocarmos experiências com todas entidades do Brasil que possuem projetos setoriais”, concluiu.

 

Sobre o Consevitis-RS

O Conselho conta com participação paritária de produtores de uva, representados pelos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Comissão Interestadual da Uva (CIU); indústria vitivinícola, por meio da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) e Associação Gaúcha de Vinicultores (Agavi); e cooperativas de vinho, por intermédio da Fecovinho. O Consevitis-RS tem o propósito de atuar no desenvolvimento e fortalecimento dos elos de cooperação dentro da cadeia produtiva da uva e do vinho e executar as políticas setoriais apresentadas ao Fundovitis.

Desde dezembro de 2020, o Consevitis-RS passou a administrar as ações para aplicação dos recursos nas três grandes áreas de atuação: promoção, gestão e ordenamento setorial.

O Consevitis-RS está instalado em Bento Gonçalves (RS), em uma estrutura própria, dentro do Fundaparque - Parque de Eventos.

Rosângela Longhi
Assessora de imprensa Consevitis-RS
[email protected]
(54) 34511062 / 99123-3206

Foto crédito: Rafael Romagna

Mais Notícias

Ver mais