Atalhos

Listas com links diversos

Menu

Contato

Projeto de Articulação Institucional reúne representantes da área agrícola da Serra Gaúcha para avaliação de cenários da viticultura

Publicado em

No dia 20 de outubro, o Conselho de Planejamento e Gestão da Aplicação de Recursos Financeiros para Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS), por meio do Projeto de Articulação Institucional, esteve reunido com representantes da área agrícola da Serra Gaúcha. A intenção foi apresentar projetos, discutir gargalos técnicos e tecnológicos, propor ações futuras de desenvolvimento para o setor, assim como proposta para criação de um fórum permanente para discussão e encaminhamento de soluções.

Helio Marchioro, membro titular do Consevitis e coordenador do Grupo de Trabalho do Projeto de Articulação Institucional, frisou a importância de cada representante na construção de conexões para o aperfeiçoamento da cadeia da uva e do vinho, no sentido de promover avanços.

O objetivo do projeto de Articulação Institucional, executado pela empresa Terra do Futuro Consultoria e Planejamento Ambiental, tem como objetivo contribuir na interlocução entre os diferentes atores do setor vitivinícola, por meio do atendimento de demandas municipais e regionais. Dessa forma, a qualificação e o desenvolvimento passam por uma série de temas e ações, entre elas práticas e técnicas de manejo, cultivo da uva e a elaboração do vinho, zoneamento vitícola, legislação, processos de regularização de vinícolas e tantos outros, o que contribuirá para novas competências e encaminhamentos em diversas cidades do Estado.

 

Sobre o Consevitis-RS

O Conselho conta com participação paritária de produtores de uva, representados pelos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Comissão Interestadual da Uva (CIU); indústria vitivinícola, por meio da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) e Associação Gaúcha de Vinicultores (Agavi); e cooperativas de vinho, por intermédio da Fecovinho. O Consevitis-RS tem o propósito de atuar no desenvolvimento e fortalecimento dos elos de cooperação dentro da cadeia produtiva da uva e do vinho e executar as políticas setoriais apresentadas ao Fundovitis.

Desde dezembro de 2020, o Consevitis-RS passou a administrar as ações para aplicação dos recursos nas três grandes áreas de atuação: promoção, gestão e ordenamento setorial.

O Consevitis-RS está instalado em Bento Gonçalves (RS), em uma estrutura própria, dentro do Fundaparque - Parque de Eventos.

Rosângela Longhi
Assessora de imprensa Consevitis-RS
[email protected]
(54) 34511062 / 99123-3206

Foto crédito: Rosângela Longhi

Mais Notícias

Ver mais