Atalhos

Listas com links diversos

Menu

Contato

O Estudo do Dimensionamento Econômico, Diagnóstico Estrutural e Espacialização do Complexo Agroindustrial e de Serviços da Uva e do Vinho no Rio Grande do Sul.

Publicado em

A iniciativa teve o objetivo de buscar revelar a dimensão do Complexo Agroindustrial e de Serviços da Uva e do Vinho.

A cadeia produtiva da uva e seus derivados, usualmente referida como “cadeia vitivinícola”, é um setor que tem muita relevância para o Estado do Rio Grande do Sul. Por isso, se fez necessário levantar mais concretamente o que representa o Complexo Agroindustrial e de Serviços da Uva e do Vinho, contribuindo para o conhecimento mais efetivo do setor, para que fosse possível apropriar e demonstrar toda a riqueza produzida por esta cadeia produtiva.

Para este fim, foi contratada a empresa especializada Hauschild & Rosler – Consultores Associados que realizou um estudo, levantado todas as informações que estão sendo apresentadas juntamente com os resultados alcançados.

Alguns temas abordados poderão ser analisados e contribuirão para o melhor conhecimento do setor, como por exemplo: a dimensão da vitivinicultura no Estado do Rio Grande do Sul; a produtividade e o rendimento por pessoal ocupado e por área ocupada; a expansão da indústria turística do RS; os diferentes elos produtivos que sofrem impacto direto da cadeia vitivinícola; além do elevado peso representado pelas margens de comércio e de tributos na apropriação de renda do complexo; entre outros.

Os resultados estão apresentados através de 5 Produtos e de um Resumo Executivo, os quais estão disponíveis a seguir.

 

Sobre o Consevitis-RS

O Conselho conta com participação paritária de produtores de uva, representados pelos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Comissão Interestadual da Uva (CIU); indústria vitivinícola, por meio da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) e Associação Gaúcha de Vinicultores (Agavi); e cooperativas de vinho, por intermédio da Fecovinho. O Consevitis-RS tem o propósito de atuar no desenvolvimento e fortalecimento dos elos de cooperação dentro da cadeia produtiva da uva e do vinho e executar as políticas setoriais apresentadas ao Fundovitis, papel desempenhado até 2018 pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin).

A receita do Fundo é originária do ICMS pago pelas vinícolas sobre a aquisição das uvas, sendo que 50% retornam para o setor. Desde dezembro de 2020, o Consevitis-RS passou a administrar as ações para aplicação dos recursos nas três grandes áreas de atuação: promoção de produção e consumo da uva e seus derivados, gestão e ordenamento setorial, com o acompanhamento do Fundovitis e da SEAPDR.

O Consevitis-RS está instalado em Bento Gonçalves (RS), em uma estrutura própria, dentro do Parque de Eventos.



Mais Notícias

Ver mais