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Mercado de Vinhos no Brasil - Nacional e Importado 2021

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Estudo apresentado ao Conselho de Planejamento e Gestão da Aplicação de Recursos Financeiros para Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Uvibra-Consevitis-RS) pela Ideal Consulting, empresa de auditoria de importação e inteligência de mercado, mostra dados sobre o mercado do vinho em 2021, tabulando o volume comercializado pelos produtores brasileiros com o total importado. O resultado é um montante de 489,4 milhões de litros de vinho, volume 2% menor do que o registrado em 2020, ano que resultou 501,1 milhões de litros de vinho.

O desafio de sustentar o volume de abastecimento do mercado depois de um ano atípico como 2020 foi alcançado. Conforme Felipe Galtaroça, diretor da Ideal Consulting, "a redução de 2% é ínfima, frente a todas as questões enfrentadas no ano passado."

De acordo com os dados apresentados por Felipe, a comercialização do vinho de mesa brasileiro foi o que mais sentiu as adversidades de 2021, registrando, no final dos 12 meses, uma redução de 11% no seu volume, em comparação a 2020. Dentre estas adversidades estão a falta de garrafas para envaze do produto, a crise econômica, a perda do poder de compra e a alta no desemprego. 

As demais categorias registraram crescimento: vinhos finos brasileiros com alta de 23% e espumantes nacionais com aumento de 35%. Nos importados, os vinhos tiveram um aumento de 5% e os espumantes de 17%.

Neste estudo, Felipe apresenta a participação dos produtos brasileiros que, somando os vinhos de mesa, os vinhos finos e os espumantes, resultaram em 68% do total do mercado. A participação dos importados somaram 32%.

Quanto ao sell-out das principais redes varejistas, o estudo apresenta quedas maiores do que as registradas pelos números de abastecimento do mercado, principalmente no segundo semestre de 2021. "Isso pode indicar que o mercado começa 2022 com estoques altos. Porém, os principais importadores do Brasil e os produtores brasileiros continuam otimistas para o ano de 2022, mesmo com projeções econômicas desfavoráveis.", finaliza Felipe Galtaroça.

Sobre a Uvibra-Consevitis-RS

O Conselho conta com participação paritária de produtores de uva, representados pelos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Comissão Interestadual da Uva (CIU); indústria vitivinícola, por meio da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) e Associação Gaúcha de Vinicultores (Agavi); e cooperativas de vinho, por intermédio da Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul (Fecovinho). O Consevitis-RS tem o propósito de atuar no desenvolvimento e fortalecimento dos elos de cooperação dentro da cadeia produtiva da uva e do vinho e executar as políticas setoriais apresentadas ao Fundovitis.

Desde dezembro de 2020, o Consevitis-RS passou a administrar as ações para aplicação dos recursos nas três grandes áreas de atuação: promoção, gestão e ordenamento setorial.

O Consevitis-RS está instalado em Bento Gonçalves (RS), em uma estrutura própria, dentro do Fundaparque - Parque de Eventos.

Sobre o projeto setorial Wines of Brazil

O projeto setorial Wines of Brazil é mantido pela Uvibra-Consevitis-RS em parceria com a ApexBrasil, com o objetivo de promover junto ao mercado internacional os vinhos produzidos no Brasil.  Por meio da participação em feiras, realização de eventos promocionais, missões comerciais e outras ações especiais de promoção comercial, o projeto valoriza atributos deste setor – como a qualidade, diversidade e diferenciais dos vinhos brasileiros, valorizando as marcas internacionais dos produtos e fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros.  Informações sobre como fazer parte do projeto setorial podem ser obtidas pelo e-mail [email protected]

 Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A ApexBrasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atrair investimentos estrangeiros diretos (IED) ao Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

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