Atalhos

Listas com links diversos

Menu

Contato

Espumante nacional movimenta 3,4 milhões de litros em agosto

Publicado em

A falta de insumos, principalmente de garrafas em diversos países, gera preocupação e tem motivado a antecipação de pedidos de compra de vinhos e espumantes pelo trade e canais de venda ao consumidor, tanto para o mercado interno quanto importação. E esse foi um dos motivos para o importante crescimento dos espumantes nacionais no mês de agosto, quando foram movimentados 3,4 milhões de litros, volume 130% superior ao mês de agosto de 2020.

Os dados constam em estudo apresentado ao Conselho de Planejamento e Gestão da Aplicação de Recursos Financeiros para Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) pela Ideal Consulting, empresa de auditoria de importação e inteligência de mercado. Felipe Galtaroça, CEO da Ideal Consulting, destaca que normalmente a alta na comercialização, especialmente de espumantes, acontece entre setembro e novembro, porém a falta das garrafas tem causado uma antecipação importante de pedidos pelo trade.

De forma geral, no mês de agosto, o total do abastecimento do mercado foi de 48,6 milhões de litros, volume 2,5% menor que o mês de agosto de 2020 e 35% maior que o mês de agosto de 2019. Os vinhos de mesa registraram leve recuperação no comparativo com o mesmo período de 2020 e os vinhos finos nacionais desaceleraram, com volume 39% superior no acumulado do ano até agosto em relação ao mesmo período do ano passado.

No acumulado dos últimos 12 meses, de setembro de 2020 até agosto de 2021, foram comercializados pelas vinícolas nacionais 494,2 milhões de litros, representando crescimento de 5% sobre o mesmo período de 2019/2020.

 

Sobre o Consevitis-RS

O Conselho conta com participação paritária de produtores de uva, representados pelos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Associação da Comissão Interestadual da Uva (ACIU); indústria vitivinícola, por meio da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) e Associação Gaúcha de Vinicultores (Agavi); e cooperativas de vinho, por intermédio da Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul (Fecovinho). O Consevitis-RS tem o propósito de atuar no desenvolvimento e fortalecimento dos elos de cooperação dentro da cadeia produtiva da uva e do vinho e executar as políticas setoriais apresentadas ao Fundovitis.

Desde dezembro de 2020, o Consevitis-RS passou a administrar as ações para aplicação dos recursos nas três grandes áreas de atuação: promoção, gestão e ordenamento setorial.

O Consevitis-RS está instalado em Bento Gonçalves (RS), em uma estrutura própria, dentro do Fundaparque - Parque de Eventos.

Rosângela Longhi
Assessora de imprensa Consevitis-RS
[email protected]
(54) 34511062 / 99123-3206

Foto crédito: Fabiano Sperotto

Mais Notícias

Ver mais