Atalhos

Listas com links diversos

Menu

Contato

Consevitis-RS e Embrapa Uva e Vinho promovem encontros sobre cultivares para elaboração de suco

Publicado em

O Conselho de Planejamento e Gestão da Aplicação de Recursos Financeiros para Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) e a Embrapa Uva e Vinho deram início a uma série de encontros com representantes de entidades, cooperativas, indústria e produtores rurais que integram os elos da cadeia produtiva da uva e do vinho.

Diante da evolução na qualidade e no consumo do suco de uva, o intuito é apresentar o programa de melhoramento genético Uvas do Brasil (https://www.embrapa.br/en/uva-e-vinho/programa-uvas-do-brasil) e as potencialidades agrícolas, industriais e comerciais dessas cultivares. Juntamente com as cepas americanas e híbridas, as cultivares BRS desenvolvidas pela Embrapa Uva e Vinho, representaram, em 2020, 79% da produção total no Rio Grande do Sul e cerca de 50% dessas uvas são destinadas para elaboração do suco de uva. A safra 2020 registrou crescimento de 152% na produção em comparação a 2019, passando de 51,5 milhões de litros para 130,4 milhões de litros do suco pronto para beber.

Atualmente, a Embrapa Uva e Vinho possui diversas cultivares de uvas tintas para o processamento de sucos. As variedades BRS tem suas qualidades destacadas quando entram nos “blends” e aportam ao suco brasileiro identidade e genuinidade, sem concorrência no mundo. Pesquisas com uvas brancas também já avançam e têm demonstrado bons resultados.

Além do pesquisador e chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho, Adeliano Cargnin, participam das explanações Marcos Botton, pesquisador da área de Entomologia e chefe de Transferência de Tecnologia; João Caetano Fioravanço, chefe de Pesquisa e Desenvolvimento; Patrícia Ritschel, pesquisadora e coordenadora do Programa de Melhoramento Genético; e o pesquisador em Enologia, Giuliano Elias Pereira.

Cargnin ressalta a importância da união de esforços para o constante desenvolvimento e melhoramento de novas cultivares para produção de sucos de qualidade. “O programa de melhoramento nasceu, praticamente, junto com a Embrapa Uva e Vinho. São mais de 40 anos de pesquisas, sendo que, especialmente, nos últimos 15 anos temos apresentado excelentes resultados com a possibilidade do setor se apropriar do material genético”.

Luciano Rebellatto, coordenador do Consevitis-RS, enfatiza a relevância da Embrapa no aperfeiçoamento genético de cultivares, atendendo várias demandas, desde a resistência a doenças da videira, passando pelo período de maturação dos frutos até na atribuição de qualidades no perfil sensorial dos sucos, viabilizando, dessa forma, soluções tecnológicas para a cadeia produtiva da vitivinicultura não apenas gaúcha, mas brasileira. “Os avanços da Embrapa em novas cultivares são imprescindíveis para o futuro do setor, o Consevitis é a ponte que conecta a tecnologia gerada na Embrapa diretamente ao campo, com os viticultores, e com a indústria, que entrega aos consumidores produtos de excelência, por isso a preocupação do Consevitis-RS em manter constante contato”.

Os encontros têm respeitado os protocolos de distanciamento social, o que limita o número de participantes.

 

Sobre o Consevitis-RS

O Conselho conta com participação paritária de produtores de uva, representados pelos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Comissão Interestadual da Uva (CIU); indústria vitivinícola, por meio da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) e Associação Gaúcha de Vinicultores (Agavi); e cooperativas de vinho, por intermédio da Fecovinho. O Consevitis-RS tem o propósito de atuar no desenvolvimento e fortalecimento dos elos de cooperação dentro da cadeia produtiva da uva e do vinho e executar as políticas setoriais apresentadas ao Fundovitis.

Desde dezembro de 2020, o Consevitis-RS passou a administrar as ações para aplicação dos recursos nas três grandes áreas de atuação: promoção, gestão e ordenamento setorial.

O Consevitis-RS está instalado em Bento Gonçalves (RS), em uma estrutura própria, dentro do Fundaparque - Parque de Eventos.

Rosângela Longhi
Assessora de imprensa Consevitis-RS
[email protected]
(54) 34511062 / 99123-3206

Fotos crédito: Rosângela Longhi

Mais Notícias

Ver mais