Atalhos

Listas com links diversos

Menu

Contato

Cadastro vitícola 2020 conta com o incentivo do Consevitis-RS

Publicado em

Em 2020, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou a Instrução Normativa Nº 59, que estabelece o cadastro vitícola por meio do Sistema de Informação de Vinhos e Bebidas (Sivibe). O novo sistema coordenará e gerenciará as declarações de viticultores, vitivinicultores e vinicultores de todo país.

Desde então, todos os viticultores e vitivinicultores do Brasil têm um prazo para realizar o cadastro no módulo vitícola deste sistema. E com o intuito de estimular os produtores rurais a realizarem o cadastro, o Consevitis-RS divulgou um Termo de Referência para que entidades e empresas do Estado pudessem colaborar com o levantamento dos dados. Até maio de 2021, prazo final para envio das informações, com o incentivo do Consevitis-RS, 26 Sindicatos de Trabalhadores Rurais e da Agricultura Familiar do RS, que representaram pelo menos 33 municípios, enviaram 9.942 cadastros.

O Sivibe permite o envio das declarações sobre áreas cultivadas, quantidade produzida na safra por variedade e a destinação desta produção. Também permite a comprovação e análise desses dados por parte da fiscalização agropecuária visando o controle da produção vinícola nacional. Os dados também permitem a elaboração de estatísticas e levantamentos do setor vitícola, o que permite criar estratégias para a viticultura.

O Cadastro Vitícola do Rio Grande do Sul começou em 1995 sob a coordenação da Embrapa Uva e Vinho com a finalidade de agrupar em um único documento informações importantes relativas ao mapeamento da vitivinicultura no Estado.

 

Sobre o Consevitis-RS

O Conselho conta com participação paritária de produtores de uva, representados pelos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Comissão Interestadual da Uva (CIU); indústria vitivinícola, por meio da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) e Associação Gaúcha de Vinicultores (Agavi); e cooperativas de vinho, por intermédio da Fecovinho. O Consevitis-RS tem o propósito de atuar no desenvolvimento e fortalecimento dos elos de cooperação dentro da cadeia produtiva da uva e do vinho e executar as políticas setoriais apresentadas ao Fundovitis.

Desde dezembro de 2020, o Consevitis-RS passou a administrar as ações para aplicação dos recursos nas três grandes áreas de atuação: promoção, gestão e ordenamento setorial.

O Consevitis-RS está instalado em Bento Gonçalves (RS), em uma estrutura própria, dentro do Fundaparque - Parque de Eventos.

Rosângela Longhi
Assessora de imprensa Consevitis-RS
[email protected]
(54) 34511062 / 99123-3206

Foto crédito: Fabiano Sperotto

Mais Notícias

Ver mais