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A Uvibra/Consevitis-RS atua em três áreas: promoção, ordenamento setorial e gestão. Dessa forma, o total dos recursos anuais, oriundo do Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado (Fundovitis), está distribuído em 60% para a primeira área e 40% para as duas demais áreas, respectivamente.

A área de promoção do vinho tem a missão de promover ações de estímulo ao consumo e, consequentemente, a potencialização da venda do vinho nacional, tanto no mercado interno como externo. Para isso, conta com uma plataforma digital, que oferece informações, serviços, entretenimento e conhecimento, operando como canal de relacionamento e de conteúdo do setor para os diversos públicos: consumidor, produtores, trade e imprensa. Para 2021, a estratégia de marketing digital, composta por três campanhas, tem como objetivo despertar novos consumidores e, consequentemente, promover os produtos nacionais, principalmente os gaúchos, valorizando o consumo e estimulando o consumo do vinho do dia a dia de uma forma agradável, equilibrada e saudável. Há também ações de relacionamento com o mercado externo, por meio de um plano de trabalho que prevê para julho de 2021 parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e que contempla a participação de feiras e eventos internacionais, projetos Comprador e Imagem, além do fortalecimento de marca e percepção da imagem no exterior. Como contrapartida, estudos de consumo em mercados externos importantes para as vinícolas brasileiras exportadoras, como Estados Unidos e China, estão sendo contratados.

Já a área de ordenamento setorial atua como elo entre os diversos segmentos de atuação voltadas para a cadeia vitivinícola, apontando caminhos e fomentando conhecimento por meio de assessoramento técnico, cursos, estudos, eventos e outros. Uma série de avanços já podem ser verificados, como a elaboração de estudos para o dimensionamento econômico, diagnóstico estrutural e espacialização do complexo agroindustrial e de serviços da uva e do vinho no Rio Grande do Sul. Em breve, ocorrerá a contratação de estudo para constituição de caracterização microrregional de produtos e de solos para vinhedos selecionados. Estão em andamento atividades em Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), que consiste no diagnóstico e articulação institucional com parceiros para indicação de famílias de viticultores a serem assistidas, e a realização do Cadastro Vitícola no sistema do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) por meio de 27 sindicatos. Também estão iniciando os trabalhos de gestão e acompanhamento do Programa Alimentos Seguros (PAS Uva) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Com o objetivo de continuar com os importantes projetos até então desenvolvidos pelo Laboratório de Referência Enológica (Laren RS), ocorreu a aquisição e a entrega de materiais e insumos e tratativas para a realização de análises de amostras de uvas e derivados.

Nossa Visão

O setor vitivinícola unido e equilibrado para um desenvolvimento saudável de toda a cadeia produtiva: comunidade, produtores, cooperativas e indústrias.