Atalhos

Listas con varios enlaces

Menú

Contacto

Projeto de Articulação Institucional dissemina informações para qualificar a cadeia da uva e do vinho no RS

Publicado en

Iniciativa tem atendido demandas municipais e regionais e contribuído para novas competências do setor vitivinícola em diversas cidades do Estado.

A qualificação e o desenvolvimento da vitivinicultura gaúcha passam por uma série de temas e ações, entre eles práticas e técnicas de manejo, cultivo da uva e a elaboração do vinho, zoneamento vitícola, legislação, processos de regularização de vinícolas e tantos outros.

Para contribuir na interlocução entre os diferentes atores, o Conselho de Planejamento e Gestão da Aplicação de Recursos Financeiros para Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) está trabalhando no projeto de Articulação Institucional, por meio de recursos do Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura (Fundovitis) e execução pela Terra do Futuro Consultoria e Planejamento Ambiental

De acordo com Luciano Rebellatto, coordenador do Consevitis-RS, o trabalho consiste em receber as demandas municipais e regionais levantadas pelo projeto e participar, sempre que possível, de reuniões com o intuito de disseminar informações e orientar para aspectos legais, estimular a formalização e, dessa forma, mobilizar viticultores, vinícolas e demais interessados em diferentes regiões do Estado.

As solicitações precisam representar a necessidade de um grupo, sendo assim devem ser solicitadas por sindicatos ou associações, programas ou instituições municipais ou ainda estar relacionadas ao desenvolvimento regional. Podem participar dos encontros agricultores, empresários do setor vinícola, representantes de instituições públicas, universidades e outros.

Os trabalhos acontecem de forma presencial e, durante os encontros, após a apresentação da estrutura, constituição e objetivos do Consevitis-RS, são ouvidos e avaliados os pedidos e encontradas formas de encaminhamento. Alguns pedidos pontuais e que dependem apenas de repasse de informações (legislação, cadastros vitícola e vinícola, caminhos ou informações de como buscar regularização, como organizar projetos e programas locais) são atendidos de forma online.

Até o momento, foram realizadas reuniões nas cidades São Sepé, Jaguari, Santo Ângelo e Novos Cabrais e também foram atendidas demandas regionais que tiveram como cidades-sede Frederico Westphalen, Crissiumal, Ametista do Sul, Santa Maria e Garibaldi. Também, por meio de demanda regional, foram realizados cursos em Caçapava do Sul e São Sepé que abordaram o passo a passo para regularização, registro e documentação dos negócios.

Para os próximos meses estão previstos cursos na Serra, Santo Ângelo e Crissiumal, demanda municipal em Quaraí e demandas regionais na Campanha e Fronteira. “Atenderemos as solicitações e faremos articulações para integrarmos universidades e outras instituições de pesquisa que já desenvolvem estudos, conforme a necessidade das regiões”, completa Rebellatto.

Sobre o Consevitis-RS

O Conselho conta com participação paritária de produtores de uva, representados pelos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Comissão Interestadual da Uva (CIU); indústria vitivinícola, por meio da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) e Associação Gaúcha de Vinicultores (Agavi); e cooperativas de vinho, por intermédio da Fecovinho. O Consevitis-RS tem o propósito de atuar no desenvolvimento e fortalecimento dos elos de cooperação dentro da cadeia produtiva da uva e do vinho e executar as políticas setoriais apresentadas ao Fundovitis, papel desempenhado até 2018 pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin).

A receita do Fundo é originária do ICMS pago pelas vinícolas sobre a aquisição das uvas, sendo que 50% retornam para o setor. Desde dezembro de 2020, o Consevitis-RS passou a administrar as ações para aplicação dos recursos nas três grandes áreas de atuação: promoção de produção e consumo da uva e seus derivados, gestão e ordenamento setorial, com o acompanhamento do Fundovitis e da SEAPDR.

O Consevitis-RS está instalado em Bento Gonçalves (RS), em uma estrutura própria, dentro do Parque de Eventos.

Rosângela Longhi
Assessora de imprensa Consevitis-RS
[email protected]
(54) 34511062 / 99123-3206

Mas noticias

Ver más