Atalhos

Listas con varios enlaces

Menú

Contacto

Dia de Campo, do Programa Ater, vai a São Gotardo, em Caxias do Sul

Publicado en

Orientações foram fornecidas aos agricultores na tarde desta terça-feira, 15 de junho

A poda em videiras acima de 40 anos e o manejo de poda em uvas americanas foram os temas abordados no Dia de Campo que aconteceu nesta terça-feira, 15 de junho, na comunidade de São Gotardo, em Caxias do Sul. A ação aconteceu por meio do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), executado pela Asstec Serra Assessoria Consultoria e Planejamento Ltda, com recursos do Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura (Fundovitis), o qual é administrado pelo Conselho de Planejamento e Gestão da Aplicação de Recursos Financeiros para Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS).

O encontro reuniu 23 agricultores da região, que foram divididos em dois grupos, e receberam orientações da equipe da Asstec Serra, o coordenador técnico, Leandro Venturin e o engenheiro agrônomo, Gilberto Salvador, de como proceder com a poda nas duas situações específicas.

Em 2021, a equipe técnica do Ater está realizando atendimento a 100 famílias nos municípios de Antônio Prado, Nova Roma, Nova Pádua, Flores da Cunha, Caxias do Sul, Farroupilha, Garibaldi, Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Cotiporã e Veranópolis. Oficinas, palestras, dias de campo e intercâmbios técnicos permitem um diagnóstico das propriedades, o que, consequentemente, possibilita um planejamento customizado de ações para a redução de custos e melhoria da rentabilidade, assim como a capacitação permanente e qualificação como apoio para desenvolver visão de futuro.

O Ater tem como finalidade contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar e a sustentabilidade econômica, social e ambiental do setor vitivinícola; melhorar a qualidade de produção e/ou aumentar a produtividade nas Unidades de Produção Familiar (UPF); racionalizar e diminuir o uso do agrotóxico; reduzir o custo de produção; aproximar o agricultor dos projetos da indústria; e estabelecer uma dinâmica de apoio e cooperação.

Sobre o Consevitis-RS

O Conselho conta com participação paritária de produtores de uva, representados pelos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Comissão Interestadual da Uva (CIU); indústria vitivinícola, por meio da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) e Associação Gaúcha de Vinicultores (Agavi); e cooperativas de vinho, por intermédio da Fecovinho. O Consevitis-RS tem o propósito de atuar no desenvolvimento e fortalecimento dos elos de cooperação dentro da cadeia produtiva da uva e do vinho e executar as políticas setoriais apresentadas ao Fundovitis, papel desempenhado até 2018 pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin).

A receita do Fundo é originária do ICMS pago pelas vinícolas sobre a aquisição das uvas, sendo que 50% retornam para o setor. Desde dezembro de 2020, o Consevitis-RS passou a administrar as ações para aplicação dos recursos nas três grandes áreas de atuação: promoção de produção e consumo da uva e seus derivados, gestão e ordenamento setorial, com o acompanhamento do Fundovitis e da SEAPDR.

O Consevitis-RS está instalado em Bento Gonçalves (RS), em uma estrutura própria, dentro do Parque de Eventos.

Rosângela Longhi
Assessora de imprensa Consevitis-RS
[email protected]
(54) 34511062 / 99123-3206

Mas noticias

Ver más